TRABALHO COMPLETO

O projeto Rio Comprido é uma realização do Laboratório de Ensino de Geografia do CAp/UERJ que abriga o Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica, GPEG. As linhas de pesquisa desenvolvidas pelo GPEG (Grupo de Pesquisas em Educação Geográfica) tem como foco comum o desenvolvimento de estratégias metodológicas que possam colaborar com as práticas cotidianas de Educação Geográfica nos estabelecimentos de ensino, com efeitos multiplicadores na sociedade um todo.

"A presente pesquisa tem como objeto de estudo as transformações urbanas ocorridas no bairro do Rio Comprido, um bairro tradicional da zona norte da cidade do Rio de Janeiro, registradas em documentos oficiais e na memória de seus moradores. Pouco privilegiado pelo poder público, especialmente nas décadas seguintes às reformas urbanísticas do início do século XX, mas, ao mesmo tempo lembrando pelos que ali necessitam passar com objetivo de ir e vir das zonas central, norte e sul da cidade e também pelos que ali trabalham, vivem ou viveram, este bairro revela-se como um importante lugar da cidade. As suas memórias e as suas diferentes visões trazem a tona os acontecimentos históricos e geográficos que o transformaram de um lugar nobre da cidade num ambiente decadente e indicam mudanças relacionadas aos eventos internacionais que ocorrem e ocorrerão na cidade. A complexidade do objeto estudado levou- nos a buscar nos conceitos de lugar, memória e identidade os principais referenciais da pesquisa que tem como objetivo principal resgatar a memória e a identidade deste lugar singular da cidade do Rio de Janeiro, a partir da visão da população a respeito do bairro do Rio Comprido, objetivando trazer para a geografia, principalmente para o ramo humanístico e histórico, uma pesquisa acadêmica pouco desenvolvida até aos dias atuais. Deste modo, o presente trabalho inicia-se abordando brevemente o conceito de lugar, justificando a escolha deste ter- mo para o estudo do bairro. Nos capítulos que seguem ao longo do desenvolvimento do texto são analisadas diferentes definições de outros termos no quais se embasam e em outros conceitos-chave, a memória e a identidade. Estes três termos geográficos aparecem em conjunto para que o leitor não perca a essência principal do texto, que é explicar o porquê denominamos de “lugar” o bairro pesquisado." 

Boa Leitura! - Prof. Saulo Aguiar Siqueira 
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